quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

O exame da OAB e a educação no Brasil

     Outro dia compartilhei no facebook um artigo da Ordem dos Advogados do Brasil apresentando o resultado trágico do exame Ordem e criticando a intenção de alguns parlamentares de acabar com a prova. Pois bem, duas pessoas, uma das quais se apresentou como professor, comentaram o artigo de uma forma totalmente sem conhecimento de causa. Percebe-se pelo argumentaram que nem um dos dois deu-se ao trabalho de ver do que realmente se tratava o conteúdo do artigo intitulado "Exame da Ordem atesta ensino ruim do pais".
     O artigo em si falava da prova da OAB, que avalia os profissionais do Direito depois da conclusão de seu curso. Ele fala que mais de 80% do candidatos são reprovados no exame, simplesmente porque não acertam metade de uma prova com o conteúdo que estudaram durante os cinco anos da graduação. Isso é sintomático.
     A verdade é que nos últimos anos abriu-se grande quantidade de faculdades no Brasil, a maioria das quais sem uma mínima estrutura física e principalmente pedagógica. Muitos professores secundaristas, por terem simplesmente feito uma especialização ou pós-graduação, mesmo  à distância, estão migrando aos montes para a "docência" no Ensino Superior, nessas novas faculdades. Isso porque não existem tantos Doutores de Phd's em quantidade suficiente no Brasil para suprirem essas milhares de vagas em aberto, comprometendo a qualidade do ensino e pesquisa universitária.
    Além do que na maioria dessas instituições não existe mais "Vestibular" admissional; hoje em dia pagou, tá dentro.. Torna-se um estudante universitário que, em grande parte dos casos, não consegue interpretar o que ler e menos ainda se expressar satisfatoriamente por meio da linguagem escrita.
     Qual o resultado disso? O resultado não poderia ser diferente do que vemos atualmente em nosso país: um monte de gente com diploma universitário, mas que não consegue demostrar ao menos 50% do que deveria saber 100%; uma prova da OAB em que mais de 80% dos candidatos são reprovados e um monte (pra não dizer a maioria) das faculdades em que se quer um aluno consegue êxito no exame da Ordem.
     Mas trágico ainda é que se houvesse "provas da ordem" para todos os outros cursos, avaliando os recém formados, certamente em boa parte dos cursos o índice de reprovação superaria o da prova da OAB. Isso é lamentável e sintomático: a educação como um todo no Brasil não vai bem, especialmente nos tempos atuais em que se "universalizou" a educação Básica e se "democratizou" o ensino Superior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário